segunda-feira, 21 de junho de 2010

Algumas Bandas Cristãs parecidas com seculares

Olá pessoas  : )
Graças a Deus e ao Seu Evangelho, temos hoje um número e qualidade nos trabalhos, muito bom de bandas cristãs que tem um estilo bem próximo àquele que ouvimos em quanto estávamos no mundo, são muito, mas muuuiiittto parecidas com as bandas que ouvimos antes seculares. Entre muitas outras bandas dignas de ser notáveis, como Stryper , Guardian, Tourniquet, Narnia, etc....vou reter-me as essas:





X-Sinner  banda  parecida  com AC/DC :




Eternal Decision banda parecida com Metallica :



Barren Cross banda parecida com  Iron Maiden :



Steven Patrick Red Reign e Holy Soldier banda parecida com Robert Plant :



Manahem (Brasil) banda parecida com Dream Theater :





Bride banda parecida com Gun's Roses



Como disse no primeiro parágrafo, existem outras bandas que fazem do cenário rock/metal cristão, música de alta qualidade, tanto instrumental como vocal, músicas que realmente edificam os seres humanos mostrando a luz do Evangelho de Jesus, eu particulamente amo muito Tourniquet, Narnia , Bride, Stryper, Divinefire, entre outras, com certeza sabemos que podemos ouvir com segurança, é claro, buscando conhecer a banda e a letra cantada.
Então se você gosta de um estilo de música, seja qual for, eu tenho certeza que encontrará uma banda dessa crente...hehehe....

abraços.


obs.: parte deste conteúdo foi adicionado daqui.

sábado, 5 de junho de 2010

A Origem dos Nomes das Notas Musicais


            Olá pessoal,. Como hoje o conhecimento e a informação está massivamente exposta em todos os lugares é interessante saber algumas coisas “nativas” da música, não é difícil ver alguém carregar uma bag nas costas e indo tocar em algum lugar, mas não são todos que procuram saber assuntos relevantes à música, principalmente sobre sua origem e história.

               O nome das notas que conhecemos hoje (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo (992 - 1050), um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de “Solmização”. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:


Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.

Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus atos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".

Mais tarde Ut passou a ser chamada de dó, para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se provavelmente de Dominus - Senhor em latim, (sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para o solfejo), e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de Sante Iohannes ("São João"). A sílaba sol chegou a ser mais tarde encurtada para so, para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem todas por uma vogal, mas a mudança logo foi revertida.

            As sílabas ut, ré, mi, fá, sol e lá, chamadas vozes, não correspondiam a alturas absolutas na escala, mas apenas a graus num hexacorde. A altura das notas era designada por letras de A a G (que conhecemos por “cifras”). A partir de um trecho escrito num modo eclesiástico qualquer, podia-se transpô-lo de uma quarta, quinta ou oitava sem modificar nenhuma das vozes sobre as quais o trecho seria cantado. Uma sequência ré-mi-fá transposta de uma quarta continuava a ser considerada ré-mi-fá, na solmização, e não sol-lá-si bemol como no sistema atual, embora fosse designada por G-A-Bb em vez de D-E-F. Mais tarde, nos países latinos, adaptou-se a designação "dó ré mi fá sol lá si dó" para representar "C D E F G A B".

           Espero que tenham gostado, desculpem a demora dos posts mas o tempo é curto mesmo : / abraços !