sábado, 5 de junho de 2010

A Origem dos Nomes das Notas Musicais


            Olá pessoal,. Como hoje o conhecimento e a informação está massivamente exposta em todos os lugares é interessante saber algumas coisas “nativas” da música, não é difícil ver alguém carregar uma bag nas costas e indo tocar em algum lugar, mas não são todos que procuram saber assuntos relevantes à música, principalmente sobre sua origem e história.

               O nome das notas que conhecemos hoje (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo (992 - 1050), um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de “Solmização”. Seis das sílabas foram tiradas das primeiras seis frases do texto de um hino a São João Baptista, em que cada frase era cantada um grau acima na escala. As frases iniciais do texto, escrito por Paolo Diacono, eram:


Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.

Tradução: "Para que os teus servos possam cantar as maravilhas dos teus atos admiráveis, absolve as faltas dos seus lábios impuros".

Mais tarde Ut passou a ser chamada de dó, para facilitar o canto com a terminação da sílaba em vogal, derivando-se provavelmente de Dominus - Senhor em latim, (sugestão feita por Giovanni Battista Doni, um músico italiano que achava a sílaba incômoda para o solfejo), e foi adicionada a sílaba si, como abreviação de Sante Iohannes ("São João"). A sílaba sol chegou a ser mais tarde encurtada para so, para uniformizar todas as sílabas de modo a terminarem todas por uma vogal, mas a mudança logo foi revertida.

            As sílabas ut, ré, mi, fá, sol e lá, chamadas vozes, não correspondiam a alturas absolutas na escala, mas apenas a graus num hexacorde. A altura das notas era designada por letras de A a G (que conhecemos por “cifras”). A partir de um trecho escrito num modo eclesiástico qualquer, podia-se transpô-lo de uma quarta, quinta ou oitava sem modificar nenhuma das vozes sobre as quais o trecho seria cantado. Uma sequência ré-mi-fá transposta de uma quarta continuava a ser considerada ré-mi-fá, na solmização, e não sol-lá-si bemol como no sistema atual, embora fosse designada por G-A-Bb em vez de D-E-F. Mais tarde, nos países latinos, adaptou-se a designação "dó ré mi fá sol lá si dó" para representar "C D E F G A B".

           Espero que tenham gostado, desculpem a demora dos posts mas o tempo é curto mesmo : / abraços !



Um comentário:

  1. Adorei a informação, muito obrigada, que Deus continue te abençoando!

    ResponderExcluir